domingo, 1 de maio de 2011

Instalando Dobradiças Estilo Europeu "Caneco"

Colocar portas de armário é muito fácil e prático com estas dobradiças.

Dobradiças de estilo Europeu conhecida também como dobradiça caneco, podem parecer complicadas até você experimentá-las pela primeira vez. Então você vai ver como elas são fáceis de instalar e porque muitas marcenarias utilizam-nas exclusivamente para pendurar as portas de armário. Uma vez no local, dobradiças caneco também permitem alguns ajustes úteis que outros estilos de dobradiça não permitem. Dependendo da dobradiça, você pode ajustar as portas do seu armário para cima e para baixo, lado a lado e dentro e para fora, girando um par de parafusos. 

Todas as dobradiças estilo Europeu possuem um "caneco" de metal redondo que encaixa em um buraco raso na parte de trás da porta do armário, uma placa de base, que faz parte do braço da dobradiça, conectando a porta do armário à estrutura do armário. Exemplos de dobradiças de uma e duas peças são mostrados na foto 1. Para esta seqüência, vamos instalar uma peça, dobradiças sobrepostas parcialmente em um armário para abertura de uma porta.

 
Foto 1

 
Passo 1: Determine onde você deseja localizar as dobradiças da porta e gabinete. Normalmente, as dobradiças são colocados três ou quatro centímetros a partir das extremidades superior e inferior das portas. Trace uma linha perpendicular pela porta para marcar o centro de cada articulação. Agora, segure a porta contra o armário e transferir essas linhas centrais para a estrutura do armário (ver foto 2). Desenhe essas marcas de referência com cuidado para assegurar que as dobradiças irão alinhar corretamente no armário.


Foto 2

Passo 2: A dobradiça ficará fixa em buracos de 35 milímetros de diâmetro, furados na porta do armário. As instruções que vêm com suas dobradiças irão mostrar qual a profundidade se deve fazer os furos do copo e onde localizar os pontos de seu centro. Monte sua furadeira de bancada com uma broca de 35mm e use um grampo C para travar a borda da porta enquanto você faz o furo da dobradiça. Perfure na madeira, a cavidade da dobradiça, ajustando a profundidade de perfuração cuidadosamente antes de começar (veja foto 3).

Foto 3

Passo 3: Insira o copo da dobradiça no encaixe da porta e certifique que a dobraiça encaixou totalmente no buraco. Ajuste as dobradiças até que estejam alinhadas com a borda da porta e, cuidadosamente, faça um par de orifícios-guias para os parafusos que fixam a dobradiça nas portas. Instale os parafusos da dobradiça na porta (ver Foto 4).

Foto 4

Passo 4: Mantenha a porta no armário para verificar suas marcas de referência para a fixação das bases da dobradiça. Agora, marque os orifícios-guias para os parafusos da base da dobradiça na parede lateral do armário. Você pode determinar os pontos centrais por medição, utilizando as dimensões indicadas nas instruções de dobradiça. Ou, você pode usar um gabarito pronto, como na foto (ver foto 5), para realizar estes furos sem medir. Perfure os furos guias.



Foto 5 



Passo 5: Ajuste sua porta na posição e instale os parafusos da base para pendurar a porta do armário. Em um armário de duas portas, repita esse processo para pendurar a outra porta. Abra e feche as portas algumas vezes para verificar o seu alinhamento. Gire os parafusos de ajuste das dobradiças se necessário aos poucos para ajustar a porta ou portas na hora de abrir (ver Foto 6).

Foto 6

Mesmo depois da instalação, você provavelmente vai concordar: instalar dobradiça de armário não pode ser mais fácil do que isso!

14 comentários:

Anônimo disse...

Meu pai foi carpinteiro e temos muitas ferramentas dele e muita madeira também, sobras de obras e outras que podem ser aproveitadas. Estou pesquisando vários sites para ver sugestões de trabalhos simples que eu possa fazer. Gostei das dicas daqui e, se puderem enviar outros vídeos, agradeço.

Casa do Marceneiro disse...

Aos poucos estamos postando novas informações e artigos para utilizar materiais usados ou mesmo novos no ramo de marcenaria e carpintaria. Em breve também postaremos informações e novidades de ferramentas do ramo. Obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Adorei a dica das dobradiças. Bem didático e ilustrado. Parabéns.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se existe no mercado essa peça "azul" que aparece instalada na furadeira na foto 3 que abre o furo para a dobradiça e que nome tem.
grato.

Casa do Marceneiro disse...

Um dos fabricantes desse tipo de broca é a Radix. O site dela é www.radix.ind.br. Mas você pode fazer esse tipo de furo com uma broca chata que tem um preço bem mais em conta.

Anônimo disse...

Olá!

Comprei a broca da radix, mas não tenho a furadeira vertical. O furo ficou todo arrebentado. Tem alguma dica para usar na furadeira comum.

ARNALDO Neves

Anônimo disse...

usa a broca chata.

Anônimo disse...

valeu ms pelo post!!! salvou minha reforma do guarda-roupas (já estava quase desistindo pois não sabia como fazer o furo do caneco)...

Casa do Marceneiro disse...

É bom saber que nossos posts aos poucos estão ajudando as pessoas a resolver pequenos problemas e tornando a vida menos trabalhosa.

Anônimo disse...

existe algum tipo de gabaritopara marcar a furação desta dobradiças?

Casa do Marceneiro disse...

Existe um gabarito da Hafele Unitool. No momento ele ainda possui um valor bem elevado devido a ser um gabarito multi tarefas. Com ele você pode fazer cerca de 9 tipos de furações diferentes. Mas tudo tem um preço, acima de R$400,00. Trabalhamos com ele sob encomenda. Segue o link para você verificar: http://www.hafele.com.br/produtos/destaq_unitool_multi.asp.

Anônimo disse...

O gabarito que aparece na foto 5 é esse da Rafele que vc mencionou acima?
Dá pra fazer um gabarito em casa só para essa furação da dobradiça? Se puder dar alguma dica sobre isso eu agradeço.
Parabéns pelo passo a passo, ficou ótimo.

Anônimo disse...

Parabéns, gostei.

Anônimo disse...

Quero comprar as dobradiças caneco que tem a base mais curta. As que nas fotos são quadradinhas no montante do armário.
Onde posso encontra-las?
Nelson

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More