quinta-feira, 26 de abril de 2012

10 Fresas Para Tupia Que Você Deve Ter!


10 Fresas Para Tupia Que Você Deve Ter!


Qualquer busca que você fizer sobre fresas para tupia, você irá encontrar várias páginas com muitas delas. Mas como separar a que você “deve ter” das que não são tão necessárias? Para ajudar você nessa decisão, o Marceneiro em Ação coloca dez das fresas que achamos que são as mais importantes para você ter.
As fresas não estão em ordem, mas separamos em dois grupos. No primeiro grupo estão as fresas que usamos todo o tempo. Essas fresas devem ter um lugar especial em toda marcenaria. As fresas do segundo grupo são as fresas que usamos em menor frequência, mas você pode comprá-las somente quando necessário.

Grupo 1

  1. Fresa Reta – As fresas retas são as principais fresas que você deve ter no seu kit. Elas podem ser usadas para fazer ranhuras, frestas, encaixes, etc. Fresas retas possuem diferentes tamanhos (diâmetros). As fresas de ¼” e ½” são as mais usadas. Se você precisar fazer um sulco maior do que ½” faça em dois tempos. Isso permite a você fazer o sulco mais adequado a espessura da outra peça que irá encaixar nesse sulco.


  1. Fresa Reta com Rolamento – A diferença entre a fresa reta e a fresa reta com rolamento já diz no nome. Ela possui um rolamento na ponta. O rolamento ajuda a deslizar na borda da peça de madeira enquanto a fresa apara a segunda peça nivelando com a primeira. A fresa reta com rolamento pode ser usada para atividades como aparar laminados plásticos ou madeiras com acabamento de compensado. Também pode ser usada sempre que usar várias camadas de peças de madeira. Corte a primeira camada no tamanho exato. Então corte a segunda camada um pouco a mais depois apare e nivele após colar as duas camadas.


  1. Fresa para quebrar canto – Esse tipo de fresa são muito boas para criar um perfil leve e arredondado na borda da peça de madeira. Ela possui um rolamento na ponta e você pode utilizá-la em uma tupia manual. Mas usando em uma tupia de bancada e utilizando aquela base tipo um barreira como uma superfície deslizante você pode tornear ambos os lados da peça para criar um perfil redondo, podendo ainda arredondar as pontas da peça para dar um acabamento melhor. Esse tipo de fresa também esta disponível numa variada gama de tamanhos. As medidas de ¼” e ⅜” são os usados com mais frequência. A medida que for necessário você pode ir complementando com ⅛”, ½” e ¾” também.


  1. Fresa para Chanfro - Outra fresa que é bastante conveniente para desbastar um pouco as bordas de uma peça de madeira é a fresa de chanfro. Você pode variar o tamanho do chanfro simplesmente diminuindo ou aumentando o contato da fresa isso com uma fresa de um único tamanho. Embora existam vários tamanhos, o mais usado é o de 45˚.


  1. Fresa para Rasgo - Esta é uma fresa que quando você usa a primeira vez não sabe porque ficou tanto tempo sem uma. Embora você possa usar uma fresa reta e uma base de apoio para criar rasgos, esse tipo de fresa torna o trabalho muito mais simples. O rolamento na ponta da fresa ajuda a controlar a largura do rasgo. Alterando o rolamento você pode criar rasgos de diferentes tamanhos.


Grupo 2

  1. Fresa Rabo de Andorinha ou Malheteira - A fresa rabo de andorinha é utilizada para fazer encaixes ou cavilhados para montar móveis usando um gabarito, como se fosse um pino fêmea e macho. Mas se você não possuir um gabarito tipo rabo de andorinha, você pode utilizar a fresa rabo de andorinha com uma base ou em uma tupia de bancada para criar esse tipo de encaixe.


  1. Fresa Reta Padrão com Rolamento - Essa fresa é um prima próxima da fresa reta com rolamento. A diferença é que o rolamento fica na base ao invés de ficar na ponta da fresa. Ela é usada quando se quer algum padrão de corte ou quando se faz peças iguais. O rolamento desliza sob o perfil da peça enquanto a fresa apara e nivela a peça de madeira.


  1. Fresa Meia Cana - Ao invés dessa fresa criar uma quina arredondada como a fresa para quebrar canto, ela criar um perfil côncavo. Esse tipo de fresa é muito utilizado para se fazer molduras ou projetos de móveis. Ela também possui diversas medidas. Então é bom que você tenha pelo menos umas duas medidas.


  1. Fresa Romana - Se você quer enfeitar seu projeto a fresa romana ajuda a fazer isso rapidamente. Ela dá estilo e elegância a um projeto simples. Há outras variações desse modelo de broca que seria a Fresa Clássica e Reversa, mas a mais usada é com certeza a Romana. Mesmo assim é bom ter os outros modelos, pois caso você precise usar para um projeto específico ela vai estar à mão.


  1. Fresa Cilíndrica para Rasgo - Essa é uma fresa que talvez você não esperasse ver na lista das Top 10, mas ela é muito útil para fazer rasgos para se fazer encaixe de outras peças. Essa fresa está disponível em dois ou três tamanhos para fazer rasgos de diferentes larguras. E como na fresa para rasgo do grupo 1 você pode trocar o rolamento por tamanhos variados para variar a profundidade dos cortes.


Esperamos que vocês tenham gostado das dicas! Você também pode contribuir deixando mensagem ou entrando em contato conosco. Assim iremos contribuir melhorar ainda mais nossa comunidade. :D

37 comentários:

Anônimo disse...

muiiiiiiiito bom mesmo, valeu as dicas...quanto a fresa para rasgos, eu acho ela na medida de 1cm x 1cm?
valeu
led-son@hotmail.com

Anônimo disse...

Legal mesmo suas informações, me ajudaram bastante, sou iniciante e estava precisando muito dessas dicas para saber o que cada freza faz.
parabéns

lgfrac@hotmail.com
23/02/13

Junior disse...

Pesquisando encontramos também as fresas de topo, qual seria a aplicação desse tipo de fresa? Muito boas as informações, parabéns!

Unknown disse...

Muito bom... Parabéns!!!

Anônimo disse...

Muito bom seu post!! Mas ainda tenho uma dúvida, me ajudem aí com alguma dica... como faço para fazer o macho do rabo de andorinha?

evandro barbosa disse...

espetacular ,principalmente para mim que sou calouro na area

mario disse...

muito bom, eu sou assentador de portas, gostaria de saber se vocês tem alguma coisa que possa melhorar ainda mais nesse ramo.

Anônimo disse...

Ótimas "dicas"...
Mas... sempre tem um "mas"... há tempo estou procurando informações sobre "como trabalhar" com fresa rabo de andorinha em tupia comum, de mesa, como se fazia "antigamente".
Onde ou como se fixa a fresa?
Ou estou procurando errado ou ninguém lembra mais disso.

Alguém se habilita a falar sobre?
Roberto

Anônimo disse...

Dicas muito boas! Adoro trabalho em madeira, resolvi virar um marceneiro nas Horas vagas e fazer uma estante e sou pessimo com "serrote e martelo". Estas dicas me serao de gde ajuda.
Grato! Serrudo.

graça hidalgo disse...

Por enquanto eu só vi meninos postando por aqui então: surpresa!!!!!!! eu AMEI essas dicas e gostaria de saber se tem mais?
Obrigada.
Graça Hidalgo

Anônimo disse...

Não entendi nada sobre tamanho de fresa. Alguém pode me explicar melhor ?
No ítem 1 foi citado o tamanho como sendo diâmetro da ponta(largura total da cabeça) que imagino ser dada na medida dos "retardados" que inventaram as polegadas e não usam o sistema métrico que deveria ser universal. Mas ok, porém usando a tabela de conversão de polegadas para milímetros, por exemplo 1/4" corresponde a 6,35mm, é isso??? puxa, mas aí é uma micro-fresa!!!! Alguém me explica por favor. uai2266@hotmail.com Tentei ver umas fresas para venda porém nos sites normalmente não indicam o tamanho de forma clara das peças que vendem, acho que tenho de perguntar....

Anônimo disse...

gostaria de saber qual fresa usar para desenhar beral de casa ou (tabeira). e fazer guarnição de porta. obrigado.
meninolobomal@hotmail.com.br

Anônimo disse...

muito obrigado pelas informações é muito importante ter noção taquilo que se faz e voce o fez muito bem;julio

Anônimo disse...

Existe ferramenta manual para fazer rasgo?

Anônimo disse...

Olá pessoal, preciso de uma fresa para acabamento de borda de uma
madeira ( caixeta ), mas o arredondamento não é um raio e sim uma curva.
A espessura da madeira: 8mm
Dimensão da curva ( perfil do contorno ) : altura 8mm x comprimento 20mm.
Não precisa ter rolamento e pode ser aço rápido, para usar com furadeira manual fixada.
Podem me informar alguém para usinar para essa ferramenta?
Muito obrigado.
Cesar
cesarpcruz@terra.com.br

Anônimo disse...

Tenho uma tupia Skill modelo Robôr, que tipo de fresa devo usar para buraco de fechadura?

Anônimo disse...

Excelente muito bem exposto .Parabéns

Unknown disse...

www.sssferramentas.com.br

Unknown disse...

Muito boa apresentação.

Unknown disse...

Obrigado, valeu as dicas !

Unknown disse...

Jacir Alves, gostei muito das explicações valeu apena, meu muito obrigado jaciralves@live.com

Unknown disse...

Muito boas explicações.

Carlso disse...

Estou querendo fazer uma canoa canadense e preciso cortar ripas com encaixes concavos e convexos... qual fresa utilizo?

Unknown disse...

Muito obrigada pelo artigo. Foi muito útil

Unknown disse...

Muito obrigada pelo artigo. Foi muito útil

Anônimo disse...

vc tem loja fosica aqui na capital sao paulo

Unknown disse...

muito boa essa aula sobre fresas. Eu nao conhecia esses tipos e tamanhos de fresas. Muito obrigado

juraci frata disse...

gosto muito desseas fresas, tenho várias mas ha uns tipos que eu não tenho como por exemplo a fresa da fazer emenda em madeira.Como encontrar ela com preços mais acessivel?

Unknown disse...

Excelente suas explicações e me chegaram em boa hora. Parabéns.Tenho uma questão que talvez interesse a mais alguém: existem fresas com hastes de tamanhos diferentes? É possível alongar o comprimento das fresas? Existe um "prolongador" de fresas, por assim dizer? Obrigado.

Unknown disse...

Parabéns pelo artigo, ótimas dicas, principalmente para os iniciantes, tais como eu.

Unknown disse...

Ótimas dicas. Obrigado, amigo.

Anônimo disse...

Qual tipo de fresa devo usar para fazer a abertura para encaixe da lingueta do trinco(peça do trinco que fecha a porta e tem quase o formato de um triângulo retângulo) essa peça a que me refiro fica acima da lingueta da fechadura.

Alair Ribeiro disse...

oBRIGADO Pelas dicas. Muito valiosas.

Unknown disse...

Dicas muito interessantes, principalmente pela variedade de opções de alguns itens citados. Cheguei à conclusão do número de fresas que realmente preciso. Abraços!!!

Unknown disse...

É de dicas assim que os iniciantes precisam, simples e ao mesmo tempo
completas. Sem termos técnicos que iniciantes desconhecem. Este tipo de informação estimula, ajuda. Parabéns e muito obrigado.

Unknown disse...

Muito legal as dicas para utilizar as fresas de maneira certo

Obrigado

Unknown disse...

Parabéns por as dicas, muito boas!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More